Saturday, 26 de April de 2025
22°

Tempo nublado

Baixo Guandu, ES

Anúncio
Cidades Lua

Lua de Sangue: como ver eclipse lunar que acontece na próxima sexta

Nosso satélite natural também ganhará tons avermelhados, o que inspira o nome “Lua de Sangue” (entenda os motivos a seguir).

12/03/2025 às 20h56 Atualizada em 14/03/2025 às 18h44
Por: Willian Jornalista
Compartilhe:
Lua de Sangue: como ver eclipse lunar que acontece na próxima sexta

As pessoas que decidirem acordar cedo ou madrugar na próxima sexta-feira (14/3) poderão acompanhar um verdadeiro deleite celestial.

É que neste dia vai acontecer um eclipse total da Lua e será possível observar todas as fases desse fenômeno no Brasil.

Nosso satélite natural também ganhará tons avermelhados, o que inspira o nome "Lua de Sangue" (entenda os motivos a seguir).

Mas como acompanhar o eclipse? E será que as condições climáticas vão ajudar os observadores? Confira as respostas para essas e outras perguntas a seguir.

O Observatório Nacional explica que o Brasil inteiro poderá observar todas as fases do eclipse total durante a madrugada do dia 14 de março, a próxima sexta-feira.

Confira a seguir o momento em que acontecerão todas as etapas do fenômeno, no horário de Brasília:
Início do Eclipse Penumbral: 00:57
Início do Eclipse Parcial: 02:10
Início do Eclipse Total: 03:26
Máximo do Eclipse Total: 03:59
Fim do Eclipse Total: 04:31
Fim do Eclipse Parcial: 05:48
Fim do Eclipse Penumbral: 07:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) projeta tempo chuvoso e nublado para boa parte do país no dia 14 de março.

As exceções são o Sul, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o norte de Minas Gerais e Espírito Santo e boa parte do Nordeste onde a previsão é de tempo aberto.

No entanto, como o fenômeno acontecerá durante muitas horas — praticamente durante toda a madrugada e o início da manhã de sexta-feira — a tendência é que ele esteja visível em algum momento da madrugada/manhã em todo o país.

O que é um eclipse lunar?

Num artigo publicado no site do Observatório Nacional, a astrônoma Josina Nascimento explica que os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra — ou a Terra fica "no meio", entre o Sol e a Lua.

Como mencionado anteriormente, esse processo é dividido em etapas: as fases penumbral, parcial e total.

O fenômeno começa quando a Lua entrar na sombra (ou na penumbra) da Terra.

O eclipse total ocorre quando a Lua está completamente coberta na sombra da Terra (chamada de "umbra").

"Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total", explicou Nascimento.

"Após o eclipse total, há novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral, pois a a Lua estará saindo da sombra da Terra", complementou a astrônoma.

O que é a Lua de Sangue?

A "Lua de Sangue" faz referência à maneira como o satélite ganha um tom vermelho profundo e acobreado durante o eclipse.

Isso acontece graças a um processo conhecido como "dispersão de Rayleigh", que também torna o céu azul e o por-do-sol laranja ou vermelho.

Em resumo, ele "espalha" as luzes com comprimentos de ondas maiores, como o azul, e permite que as luzes de comprimento de onda menores, como a vermelha, convirja para a umbra, onde ela permanece visível.

Durante o eclipse lunar, toda a luz que brilha na Lua passa pela atmosfera da Terra.

Na prática, é como se o pôr do sol fosse projetado na superfície lunar.

"O aspecto avermelhado da Lua durante o eclipse total se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera", resume o Observatório Nacional.

Como ver o eclipse lunar?
Para ter a melhor visão do eclipse, o ideal é ir para um local escuro, de preferência sem prédios, árvores altas ou luzes ao redor.

O fenômeno será visível a olho nu, sem a necessidade de instrumentos especiais.

Se você deseja tirar fotos da Lua, o ideal é colocar a câmera num tripé e configurá-la para uma exposição mais longa. Assim, será possível captar todos os detalhes de nosso satélite natural.

O Observatório Nacional também aponta que, ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar não requer cuidados com os olhos e pode ser observado pelo tempo que a pessoa desejar.

"A Lua já estará bem alta no céu no início do eclipse penumbral e vai ficar do lado oeste durante todo o eclipse", aponta a instituição.

"O lado oeste é o lado onde o sol se põe. Então recomendamos que as pessoas se posicionem em locais que tenham vista desimpedida para o oeste", conclui o observatório.

O próximo eclipe lunar total que será visível nas Américas só deve acontecer no dia 3 de março de 2026, segundo a Nasa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Baixo Guandu, ES Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

Sun 30°C 20°C
Mon 30°C 21°C
Tue 30°C 22°C
Wed 28°C 21°C
Thu 27°C 20°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio